CMS PADRE MIGUEL

Rua Santo Evaldo, S/N - Padre Miguel - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 21875-220 | ☎ Tels: (21) 3335-0532 | (21) 3335-0535
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 17h - Sábado das 08h às 12h
Diretora: Ana Cristina de Oliveira e Silva | Gerente: Fábio Antônio Monteiro | CNES 2270745 - ESF: 03 | ESB: 01

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

domingo, 31 de julho de 2011

"PROPOSTAS APROVADAS NA CONFERÊNCIA DISTRITAL DE SAÚDE DA AP 5.1"

"PROPOSTAS APROVADAS NA CONFERÊNCIA DISTRITAL DE SAÚDE DA AP 5.1"


Tema: Regulação

Diretriz: Qualificar o sistema de regulação para garantir o acesso e acolhimento em todos os níveis de assistência em saúde.
   
Propostas:   

1- Prover recursos para que as unidades tenham os núcleos internos de regulação funcionando em todos os horários de funcionamento da unidade e que garanta o atendimento presencial.

2- Delegar competência as unidades executoras para que façam as suas marcações em todas as especialidades independente dos motivos.

3- Vincular o recebimento de verbas dos fundos de saúde a oferta de serviços a regulação via SISREG.

4- Regionalizar os procedimentos respeitando o CEP quando for possível.

5- Descentralizar a regulação das ambulâncias.


Tema: Acesso e Acolhimento

Diretriz: Acolhimento em todas as unidades de saúde das três esferas de governo e garantir o seu atendimento de imediato quando se tratar de uma urgência ou emergência, quando não encaminhar e orientar através de impressos para a sua unidade de referencia.
                   
Propostas:

1- Garantir a inserção do paciente nas unidades de referencia conforme a sua necessidade e disponibilidade do corpo técnico.

2- Promover seminários de discussões constantes entre gestores, profissionais de saúde, lideres comunitários e usuários sobre o acesso e acolhimento nos serviços de saúde.

3- Promover materiais áudio visuais para divulgar as estratégias definidas nestes seminários.

4- Ter uma equipe móvel multidisciplinar para garantir o acesso de saúde nas áreas descobertas pelas equipes de estratégia de saúde da família.


Tema: Comunidade e Controle Social

Diretriz:  Ampliar os espaços de discussão e as informações da gestão ( financiamento, pactos) para o controle social.

Propostas: 

1- Que seja retirado dos conselhos gestores locais (grupo de articulação local representantes para os CODS) ( permanece localmente).

2- Fortalecimento das bases comunitárias atuantes com reestruturação ( permanece localmente).

3- Que os investimentos de saúde não sejam interrompidos, inclusive nas mudanças de governo, sem a devida avaliação do controle social.

4- Reaproveitamento das propostas anteriores aprovadas nas conferencias de saúde anteriores (permanece localmente).

5- Criar seminário de dependência química semestral com participação da segurança, saúde e educação(permanece localmente).

6- Verificar no orçamento do ano de 2011 qual o valor total e quanto foi aplicado e assim verificar as prioridades com o controle social elaborando propostas ideais(permanece localmente).

7- Garantir a implantação dos distritos sanitários como preconiza a lei orgânica do município do rio de janeiro no capitulo da saúde.

8- Criação do ordenador de despesas do Conselho Municipal de Saúde como está previsto na estrutura da 4ª Diretriz da Resolução 333 Capítulo 4.

9- Fiscalização efetiva dos conselhos de saúde nas unidades de saúde das três esferas de governo, para garantia da carta dos direitos dos usuários que prevê quadro informativo com nome dos profissionais responsáveis pelos setores com informações e esclarecimentos aos usuários.

10- Que seja destinada ao colegiado verba das OSS a cada unidade para trabalho (suprimir).

11- Através de seminário seja discutido o agenciamento da gestão publica para as organizações sociais pela falta de informação dos recursos, investimentos e metas alcançadas (Lei 5026/2009).

12- Construção de um centro de atendimento publico na zona oeste para portadores de necessidades especiais em toda a sua plenitude.


Tema: Políticas de Meio Ambiente

Diretriz: Treinamento dos ACS nos projetos voltados ao meio ambiente.

Propostas:  

1- Área entre Realengo e Bangu e a Policlínica Manoel Guilherme da Silveira construção de horto para reflorestamento da AP 5.1.

2- Formação dos agentes comunitários de saúde em equipes de projetos para oficinas: reciclar as garrafas pet, reciclagem de óleo caseiro visando geração de renda e distribuindo seus produtos para a comunidade.

3- Nas visitações dos agentes comunitários de saúde aos usuários, formar conscientização para o plantio de arvores, hortas alimentícias e plantas fitoterápicas.


Tema: Continuidade do Cuidado

Diretriz: Continuidade do Cuidado

Propostas:

1- Fórum permanente (colegiado) para discutir alguns entraves como funcionamento de laboratório com a presença de gestores e usuários, setores da sociedade por território (regionalizado).

2- Garantia de acesso e atendimento aos usuários com necessidades especiais.

3- Garantir o investimento em todas as áreas, em todos os níveis de atenção, não somente na atenção básica, destinando especificamente para a policlínica, laboratório, etc.

4- Autonomia aos funcionários de saúde para a continuidade de trabalho com respaldo em relação aos conselhos específicos.

5- Mais incentivos com relação a remuneração diferenciadas para fixar profissionais em área de risco.

6- Capacitação de funcionários e sensibilização dos profissionais, (aproveitar localmente).


Tema: Saúde do Trabalhador

Diretriz: Fortalecimento das execuções das atividades de atenção, educação , informação e vigilância dos centros de referencia e saúde do trabalhador - CEREST's do município.

Propostas:

1- Garantir a implantação do programa de saúde do trabalhador para cada região nas três esferas de governo.

2- Agenda promotora de saúde do trabalhador e saúde ambiental(trabalhador agrícola).

3- Mapeamento dos ramos de atividade e agravos relacionados em cada região, incluindo trabalhadores celetistas e regime geral único nas três esferas de governo.

4- Garantir o fortalecimento da políticas publicas de saúde da mulher nos ambientes de trabalho.

5- Garantir lotação em todos os níveis de formação nos CEREST's para todos os servidores estatutários com capacitação em saúde do trabalhador nas diferentes esferas de governo.

 
Tema: Educação em Saúde

Diretriz: Educação em Saúde

Propostas:

1- Garantir que os programas de planejamento familiar e violência contra a mulher tornem-se políticas publicas de estado e município.

2- Introduzir no currículo escolar a disciplina de educação em saúde e a interação com os programas sociais.

3- Fazer parceria com todos os meios de comunicação para que haja debate sobre saúde para divulgação de campanhas, promoção de saúde e prevenção de doenças.

4- Garantir a capacitação de todo profissional do SUS quanto a informação e preenchimento de todo tipo de comunicado de acidente de trabalho e informação sobre doença ocupacionais para todos os celetistas e estatutários nas três esferas de governo.

5- Expandir o programa de saúde do escolar para todas as escolas publicas e privadas, garantindo que chegue aos estudantes das escolas publicas e privadas todas as cartilhas de educação em saúde (ex: tuberculose, hanseníase, vacinação, DST, drogas, etc).

6- Criar fóruns locais permanentes de discussão entre gestores das escolas publicas e os responsáveis pela execução do programa saúde do escolar e sociedade civil. O objetivo do fórum será construir diretrizes e ações que visem  garantir a execução do programa de saúde do escolar (permanece localmente).

7- Que os laboratórios das OTIC's sejam instrumento na inclusão digital, treinamento e capacitação continuada dos conselheiros e profissionais do SUS (permanece localmente).

sábado, 30 de julho de 2011

"COMEÇA HOJE A XI CONFERÊNCIA DO CONSELHO DISTRITAL DE SAÚDE DA AP 5.1"

"COMEÇA HOJE A XI CONFERÊNCIA DO CONSELHO DISTRITAL DE SAÚDE DA AP 5.1"


O CMS PADRE MIGUEL ESTARÁ REPRESENTADO POR SUA GESTORA CONSELHEIRA NEISE VILLAR E PELA FUNCIONÁRIA CONSELHEIRA LINDINAURA! SERÃO DOIS DIAS DE NEGOCIAÇÕES, APRESENTAÇÕES E RESULTADOS!

CIDADÃOS DA AP 5.1 - XVII RA VENHAM PARTICIPAR!

"ATENÇÃO: CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO TERMINA AMANHÃ"

"ATENÇÃO: CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO TERMINA AMANHÃ"

 

Vai até amanhã, dia 30/07/2011 a Campanha de Vacinação contra o Sarampo.
Todos os postos de saúde do município do Rio de Janeiro, inclusive o CMS PADRE MIGUEL estarão abertos das 8h às 17h.

NÃO DEIXE DE VACINAR SEU FILHO!

sexta-feira, 29 de julho de 2011

"MINISTÉRIO DA SAÚDE CRIA SITE PARA LEMBRAR USUÁRIOS SOBRE VACINA CONTRA HEPATITE B"

"MINISTÉRIO DA SAÚDE CRIA SITE PARA LEMBRAR USUÁRIOS SOBRE VACINA CONTRA HEPATITE B"

"A INTERNET COMO GRANDE ALIADA NA PREVENÇÃO DA HEPATITE B"
Com essa proposta, o Ministério da Saúde lançou nesta sexta-feira, um serviço eletrônico inédito que avisará os jovens sobre a hora de se vacinar contra a doença. Por meio do hotsite  www.hepatitesvirais.com.br, o internauta pode se cadastrar e receber e-mails informando as datas das doses da vacina contra a hepatite B subsequentes à primeira: a segunda (após um mês) e terceira (após seis meses). Está comprovado que, após o ciclo completo, mais de 90% dos adultos jovens ficam imunizados contra a doença. A ação faz parte da campanha publicitária que marca o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais no Brasil, celebrado nesse 29 de julho.
O CMS PADRE MIGUEL OFERECE VACINAÇÃO CONTRA HEPATITE E OUTRAS VACINAS DE 2ª À 6ª FEIRAS DAS 8H ÀS 17H E SÁBADOS DAS 8H ÀS 12H.

"LEVANTAMENTO APONTA MELHORA NOS ÍNDICES DE SAÚDE DOS PARTICIPANTES DAS ACADEMIAS CARIOCAS"

"LEVANTAMENTO APONTA MELHORA NOS ÍNDICES DE SAÚDE DOS PARTICIPANTES DAS ACADEMIAS CARIOCAS"

ESTAMOS AGUARDANDO ANCIOSOS PELA IMPLANTAÇÃO DA ACADEMIA CARIOCA NO   CMS PADRE MIGUEL / USF VILA VINTÉM!

NOSSOS GRUPOS DA MELHOR IDADE, TABAGISMO E FUNCIONÁRIOS IRÃO AGRADECER MUITO...

São 25 unidades espalhadas pela cidade com mais de 5 mil usuários.  O programa Academia Carioca da Saúde, implantado pela Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, está completando dois anos em julho com indicadores que mostram sensível melhora clínica no quadro dos seus mais de 5 mil usuários. Com 25 academias funcionando em unidades de saúde de toda a cidade, o programa tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida de seus participantes, diminuindo suas vulnerabilidades e riscos à sua saúde, especialmente as doenças crônicas não transmissíveis, com a possibilidade de praticar exercícios orientados por um profissional de educação física e com acompanhamento médico.
Um dos principais resultados apresentados pelo programa é a redução do uso de medicamentos entre seus usuários: 46% deles conseguiram reduzir a dosagem e a quantidade de remédios, 10% diminuíram a frequência de uso e 2% deixaram de usar remédios.
A Academia Carioca da Saúde já apresenta resultados positivos também entre os usuários com sobrepeso e obesidade. O levantamento mostrou que 72% dos alunos perderam peso, 97% conseguiram controlar a pressão e 86% dos diabéticos reduziram as taxas de glicemia. Nota-se uma redução de aproximadamente 22% no peso (IMC).
Os dados da SMSDC indicam que o público predominante nas academias são as mulheres. No entanto, a participação masculina, antes quase nula, cresce sensivelmente. Quase metade dos usuários é de idosos (43%).
A Academia é formada por um conjunto de 10 aparelhos, com módulos triplos, que visam à melhoria da capacidade muscular e aeróbia de seus usuários. Atende principalmente a grupos com necessidades específicas de saúde, como hipertensos e diabéticos. Além das 25 já em funcionamento, outras 15 serão implantadas até o final do ano. A previsão é de ter pelo menos 60 academias em funcionamento até o final de 2012.
 
ACADEMIAS EM FUNCIONAMENTO:
AP 3.1
Clínica da Família Maria Sebastiana de Oliveira (Ilha do Governador)
Clínica da Família Assis Valente (Ilha do Governador)
Clínica da Família Zilda Arns (Alemão)
Centro Municipal de Saúde (CMS) Augusto Boal (Maré)
Policlínica José Paranhos Fontenelle (Penha)
CMS Padre Teresa de Calcutá (Ilha do Governador)
AP 3.2
Policlínica Rodolpho Rocco (Del Castilho)
AP 3.3
CMS Flávio do Couto Vieira (Anchieta)
CMS Fazenda Botafogo (Fazenda Botafogo)
AP 4.0
CMS Harvey Ribeiro (Recreio)
Clínica da Família Professor Maury Alves de Pinho (Barra da Tijuca)
AP 5.1
Clínica da Família Olímpia Esteves (Realengo)
Policlínica Manoel Guilherme da Silveira (Bangu)
CMS Athayde José da Fonseca (Catiri/Bangu)
CMS Dr. Henrique Monat (Vila Kennedy)
CMS Dr. Silvio Barbosa (Santíssimo)
AP 5.2
CMS Manoel de Abreu / PACS Vila Verde (Santíssimo)
CMS Belizário Penna (Campo Grande)
CMS Edgard Magalhães Gomes (Inhoaíba)
CAPS Profeta Gentileza (Inhoaíba)
CMS Mário Rodrigues Cid (Campo Grande)
CMS Dr. Alvimar de Carvalho (Pedra de Guaratiba)
Clínica da Família Dr.Hans Jürgen Fernando Dohmann (Campo Grande)
Clínica da Família Alkindar Soares Pereira (Guaratiba)

AP 5.3
CMS Aloysio Amâncio (Santa Cruz)
"QUEREMOS FAZER PARTE DESSA LISTA"

quinta-feira, 28 de julho de 2011

"BRASIL É DESTAQUE NO MUNDO POR MORTES EM ACIDENTES DE TRABALHO"

"BRASIL É DESTAQUE NO MUNDO POR MORTES EM ACIDENTES DE TRABALHO"

APRESENTADORA KATIUSCIA NERI: Um dado que preocupa: o Brasil ocupa a quarta posição em relação ao número de mortes causadas por acidentes de trabalho. Apesar da alta mortalidade o país foi o primeiro a tornar obrigatória a segurança e também a medicina do trabalhador.
Hoje, no Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, uma das prioridades é conscientizar o trabalhador sobre a importância do uso de equipamentos de segurança.
REPÓRTER MICHELLE CHIAPPA: O Brasil está entre os países com maior número de mortes por acidentes de trabalho. Em 2009, foram registrados 2.503 óbitos, quase sete mortes por dia. O país fica atrás apenas da China, dos Estados Unidos e da Rússia. Os números aumentam cada vez mais. Dados do Ministério da Saúde revelam que os atendimentos por causa de acidentes de trabalho ou relacionados a eles saltaram de pouco mais de 72 mil casos, em 2009, para mais de 81 mil, em 2010.
É no setor da construção civil que acontecem mais acidentes de trabalho, segundo a Associação Brasiliense de Engenharia de Segurança do Trabalho. As principais ocorrências são quedas, soterramentos e choques elétricos.
Para evitar acidentes, não só na construção civil, há pouco mais de um mês, o Ministério da Saúde assinou um protocolo com o Tribunal Superior do Trabalho, para reforçar as políticas públicas em relação à segurança e saúde no trabalho em todo país. Mas, de acordo com esse engenheiro civil, apesar das ações que conscientizam os trabalhadores para o uso de equipamentos de proteção individual, alguns resistem em seguir as normas de segurança. Além disso, outro fator que contribui para o índice de acidentes em obras é a contratação de pessoal não qualificado.
ENGENHEIRO CIVIL/CÁSSIO HENRIQUE: Não está havendo uma formação de profissionais. Com isso, estão se colocando pedreiros, serventes e outros funcionários na função que se cabe à carpintaria e à armação, acontecendo vários tipos de acidentes.
REPÓRTER MICHELLE CHIAPPA: De acordo com o presidente da Federação Nacional dos Técnicos em Segurança do Trabalho, o país precisa investir na fiscalização das diversas áreas, para prevenir os acidentes.
PRES. FENATEST/MILTON PEREIRA DE OLIVEIRA: A grande maioria das denúncias feitas é mais por parte dos trabalhadores e dos empregados representantes dessa categoria.
Hoje, em dia, o número de fiscais do Ministério do Trabalho para fiscalizar as empresas, as atividades, realmente, é muito pequeno. O Ministério do Trabalho teria que abrir concurso para preencher essas vagas que estão sendo necessárias para a segurança do trabalhador.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

"REUNIÃO DO COLEGIADO DE GESTORES E GERENTES TÉCNICOS USF DA CAP5.1

"REUNIÃO DO COLEGIADO DE GESTORES E GERENTES TÉCNICOS USF DA CAP5.1


Hoje na OTICS BANGU tivemos a honra de receber o Dr José Carlos Prado Junior que participou da reunião do Colegiado de Gestores das Unidades de Saúde e Gerentes Técnicos das Unidades de Saúde da Família da CAP 5.1 fazendo uma explanação sobre "PRONTUÁRIO ELETRÔNICO", sanando dúvidas e motivando todos com essa ferramenta de informação que está transformado em excelencia a rede de saúde da SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E DEFESA CIVIL DO RJ.

"ISAGS É OFICILAMENTE LANÇADO NO RJ"

"ISAGS É OFICILAMENTE LANÇADO NO RJ"


ATENÇÃO FUNCIONÁRIOS DA SAÚDE FIQUEM LIGADOS...

O ex-ministro da Saúde e pesquisador da ENSP/FIOCRUZ, José Gomes Temporão, assumiu, nesta segunda-feira (25/7), pelos próximos três anos, a Coordenação Executiva do Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde. A solenidade, que marcou a inauguração do Isags, aconteceu no Rio de Janeiro, reunindo ministros, vice-ministros e representantes dos 12 países que integram o organismo. Em seu discurso, Temporão destacou que a agenda estratégica de saúde do Mercosul abarca um conjunto de temas, como os determinantes sociais da saúde ou sistemas universais, que serão prioritários para o Isags na busca do mais alto grau de saúde para as populações.
 

"CIRURGIAS GRATUITAS DE LÁBIO LEPORINO E FENDA PALATINA"

"CIRURGIAS GRATUITAS DE LÁBIO LEPORINO E FENDA PALATINA"

Cirurgias gratuitas de lábio leporino e fenda palatina, nos dias 6 e 7 de agosto, no hospital do fundão, Rio de Janeiro (UFRJ).

"REUNIÃO DO COLEGIADO DE DIRETORES E GERENTES TÉCNICOS"

"REUNIÃO DO COLEGIADO DE DIRETORES E GERENTES TÉCNICOS"


Hoje dia 27/07 será realizada a Reunião Semanal da CAP 5.1 com seu Colegiado de Diretores das Unidades de Saúde e Gerentes Técnicos das Unidades de Saúde da Família no horário de 8h às 17h na Clínica da Família Fiorella Raimundo.
Teremos na pauta o prazer de receber o Dr. José Carlos Prado Junior que nos informará sobre o "VITACARE".

"XI CONFERÊNCIA DISTRITAL DE SAÚDE DA AP 5.1"

"XI CONFERÊNCIA DISTRITAL DE SAÚDE DA AP 5.1"

VAMOS EXERCER NOSSOS DIREITOS DE CIDADÃO!
PARTICIPEM...


domingo, 24 de julho de 2011

"CARTA DE CRÉDITO 2011"

"CARTA DE CRÉDITO 2011"


Serão abertas na próxima terça-feira, dia 26/07, as inscrições para os servidores da Prefeitura do Rio pedirem cartas de crédito imobiliário do PREVI-RIO. Os interessados deverão se cadastrar até o dia 9 de agosto, por meio do endereço www.rio.rj.gov.br/web/previrio. As cartas terão valores entre R$ 60 mil e R$ 350 mil.

O pagamento poderá ser feito em até 240 prestações. As taxas de juros são de 3%, 6% ou 8% ao ano, de acordo com o valor do financiamento do imóvel.

Requisitos:

Para ingressar no programa de concessão de cartas de crédito, é preciso ter, pelo menos, três anos de contribuição ao Previ-Rio e não ser dono de imóvel. O servidor poderá comprar sua casa própria na capital ou em outros 14 municípios: Niterói, Nova Iguaçu, Duque de Caixas, São João de Meriti, Nilópolis, Belford Roxo, Queimados, Seropédica, Itaguaí, São Gonçalo, Itaboraí, Magé, Guapimirim e Mesquita. O Previ-Rio espera cerca de 20 mil inscrições.

Caso tenha seu pedido aprovado, o servidor terá até o dia 4 de novembro para apresentar o imóvel escolhido. Na mesma ocasião, ele deverá entregar a documentação necessária para abrir o financiamento. O limite para o término do processo de compra é 15 de janeiro de 2012. A portaria oficializando o prazo de inscrições e outras regras do programa de carta de crédito será publicada na próxima segunda-feira, no Diário Oficial do Município.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

"ATENÇÃO - CHAMADA PARA SORTEIO PÚBLICO DO CURSO TÉCNICO DE AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE"

"ATENÇÃO - CHAMADA PARA SORTEIO PÚBLICO DO CURSO TÉCNICO DE AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE"

quarta-feira, 20 de julho de 2011

"DÉFICIT COGNITIVO É SEQUELA PREVALENTE EM PREMATUROS"

"DÉFICIT COGNITIVO É SEQUELA PREVALENTE EM PREMATUROS"

Propor discussão teórica sobre fatores determinantes do desenvolvimento cognitivo na idade escolar de prematuros de muito baixo peso ao nascer, utilizando o modelo hierarquizado de análise, é um dos principais objetivos do estudo "Desenvolvimento cognitivo de prematuro à idade escolar: proposta de modelo hierarquizado para investigação dos fatores de risco", desenvolvido por pesquisadoras da ENSP, do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) e da Maternidade Leila Diniz. O estudo aponta que o déficit cognitivo é a sequela do neurodesenvolvimento mais prevalente na população de prematuros de muito baixo peso. O artigo foi publicado no volume 27, número 6, da revista Cadernos de Saúde Pública da ENSP.

Nossa unidade oferece PRÉ-NATAL de baixo risco realizado pelo Enfermeiro Carlos Alfredo e pela Médica Thereza Morgado o qual deve ser iniciado logo nas primeiras semanas de gravidez, minimizando os riscos de parto prematuro. 
Temos também a disposição da População adstrita TESTE DE GRAVIDEZ de SEGUNDA à SÁBADO durante TODO o TURNO de funcionamento.    

segunda-feira, 18 de julho de 2011

"DIA INTERNACIONAL DO HOMEM"

"DIA INTERNACIONAL DO HOMEM"

O homem tem importante papel junto à família e sociedade.
No dia 15 de Julho, comemorou-se o Dia do Homem no Brasil. Já em outros países, a data firmada para tal solenidade é  19 de novembro, dia que marca o início da data comemorativa, criada em 1999, por Dr. Jerome teelucksingh, em Trinidad e Tobago. 
A criação da data teve como objetivo a promoção da saúde dos homens e a busca por igualdade entre gêneros, destacando a discriminação sofrida e enfatizando as conquistas e melhorias trazidas por eles em diversos aspectos que envolvem a sociedade e família.
O Dia do Homem tem igual importância ao Dia da Mulher, pois ambos tem o seu espaço na sociedade e buscam objetivos semelhantes como a promoção da vida, o bem-estar da família, o cuidado com o meio ambiente e a busca pela saúde física e mental.
Nossa unidade celebrou o "DIA INTERNACIONAL DO HOMEM" com atividades voltadas para orientação e incentivo ao cuidado. Vários posteres foram distribuídos pela unidade, salas de espera foram realizadas pelas equipes e atendimento priorizado foi oferecido.  

"JOGOS MILITARES 2011- RJ"

"JOGOS MILITARES 2011- RJ"

A equipe masculina brasileira venceu hoje (18) a prova de obstáculos e terminou o primeiro dia de competições do pentatlo naval em primeiro lugar. A prova de obstáculos é a primeira das cinco disputadas no pentatlo naval, que tem como vencedor aquele que somar mais pontos em todas as provas. No feminino, o Brasil está em segundo lugar entre oito equipes. Na competição individual feminina, a brasileira Simone Lima está em terceiro lugar. Jessica Lessa e Manuella Correa estão na quarta e sexta colocações, respectivamente. Entre os homens, Carlos Lourenço ocupa a terceira posição, seguido de Max Santos, na quarta colocação, e Alex Santana, na sexta. Amanhã (19), ocorrem as provas de natação de salvamento e de natação de utilidade. Na quarta-feira (20), é a vez da habilidade naval. A competição se encerra na quinta-feira (21), com a prova de cross-country anfíbio.

"ANVISA QUER REDUZIR QUANTIDADE DE IODO NO SAL BRASILEIRO"

"ANVISA QUER REDUZIR QUANTIDADE DE IODO NO SAL BRASILEIRO"

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) propos reduzir o teor de sódio no sal comercializado em todo o país. Atualmente, a quantia considerada própria para consumo humano varia entre 20 miligramas (mg) e 60 mg de iodo para cada quilo de sal. Por meio da Consulta Pública nº 35, a Anvisa propõe que o percentual fique entre 15 mg e 45 mg.
De acordo com a Anvisa, há indícios de que o consumo excessivo de iodo possa aumentar os casos de tireoidite de Hashimoto, doença autoimune caracterizada pela inflamação da tireoide e provocada por um erro no sistema imunológico. Os principais sintomas incluem fadiga crônica, cansaço fácil e ganho de peso.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a quantidade de iodo para cada quilo se situe entre 20 mg e 40 mg nos países em que a população consume uma média de 10 gramas de sal por dia. Dados do Ministério da Saúde indicam que o brasileiro consome, diariamente, 9,6 gramas de sal, mas o consumo total pode chegar a 12 gramas quando levados em consideração alimentos processados e consumidos fora de casa.
SAIBA MAIS ...                     
 
Em nossa unidade contamos com o Nutricionista Marcelo Viana e os Médicos Oscar Fernandes e Silvino  que atendem nossos usuários orientando-os sobre alimentação saudável e os riscos da ingestão excessiva de sal nas refeições.

"44 % DOS REMÉDIOS CONTROLADOS VENDIDOS SÃO PARA TRANSTORNOS MENTAIS EDE COMPORTAMENTO"

"44 % DOS REMÉDIOS CONTROLADOS VENDIDOS SÃO PARA TRANSTORNOS MENTAIS EDE COMPORTAMENTO"

Um levantamento feito pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) mostra que 44% dos remédios controlados vendidos em farmácias e drogarias são para o tratamento de transtornos mentais e de comportamento. Os dados fazem parte do primeiro Boletim de Farmacoepidemiologia do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) divulgado pela Anvisa, que traz um perfil do consumo de 143 medicamentos de venda controlada, no período de março de 2007 a março de 2010. O monitoramento é feito a partir das receitas médicas retidas e notificações de entrada e saída de produtos em mais de 39 mil estabelecimentos, localizados em 3,5 mil municípios.
SAIBA MAIS ...

ATENÇÃO COMUNIDADE DE PADRE MIGUEL: Brevemente teremos dispensação de remédios controlados na FARMÁCIA de nossa unidade, conforme preconiza a CARTEIRA DE SERVIÇOS da SUBPAV / SMSDC. Nossos usuários, assim, com a receita controlada de seu médico, poderão receber sua medicação pertinho de sua residencia.

"PESQUISA ASSOCIA TINTURA DE CABELO À LEUCEMIA INFANTIL"

"PESQUISA ASSOCIA TINTURA DE CABELO À LEUCEMIA INFANTIL"



A utilização de tintura de cabelo por mulheres grávidas pode trazer alguma consequência ao bebê?
Em sua dissertação de mestrado no Programa de Saúde Pública e Meio Ambiente da ENSP, o biólogo Arnaldo Couto analisou uma possível associação entre o uso de produtos de tintura e alisamento de cabelo durante a gravidez e o desenvolvimento de leucemia aguda em menores de dois anos. A investigação encontrou evidências sugestivas de uma possível associação entre o uso de tintura/alisamento de cabelo no período inicial da gravidez e o desenvolvimento de leucemia aguda em lactente, com uma estimativa de risco duas a três vezes mais elevada em gestantes que se expuseram àqueles cosméticos durante o 1º e 2º trimestres da gravidez.

Estamos sempre nos aprimorando para levar ao nosso grupo de gestantes e puerperas orientações corretas e atuais sobre uso de produtos nocivos ao feto durante a gestação e ao bebê durante a amamentação. SEM MITOS!!!

"EPIDEMIOLOGA DO CÂNCER: INSCRIÇÕES ATÉ 28/07 - ENSP"

"EPIDEMIOLOGA DO CÂNCER: INSCRIÇÕES ATÉ 28/07 - ENSP"

Estão abertas as inscrições para o curso de atualização em Epidemiologia do Câncer, que pretende introduzir o aluno na discussão dos conceitos multidisciplinares relacionados à carcinogênese e à análise epidemiológica do câncer. O curso será desenvolvido em um único módulo e terá conteúdos teóricos e práticos fazendo uso de programas de computação no desenvolvimento de modelos de interpretação dos problemas analisados. As inscrições vão até o dia 28 de julho de 2011.
Coordenado pela pesquisadora Rosalina Koifman, o curso conta com carga horária total de 60 horas e são oferecidas 15 vagas.
SAIBA MAIS ...

"25° PRÊMIO JOVEM CIENTISTA - INSCRIÇÕES ATÉ 31/08"

"25° PRÊMIO JOVEM CIENTISTA - INSCRIÇÕES ATÉ 31/08"

As inscrições para o 25° Prêmio Jovem Cientista vão até o dia 31 de agosto. O tema desta edição, que comemora os 30 anos do prêmio e os 60 anos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), é Cidades Sustentáveis. O regulamento completo do prêmio e a ficha de inscrição estão disponíveis no site do prêmio. Os candidatos podem se inscrever pela internet ou pelos Correios.

"ESTUDO AVALIA SENSIBILIDADE AOS FÁRMACOS UTILIZADOS EM TB"

"ESTUDO AVALIA SENSIBILIDADE AOS FÁRMACOS UTILIZADOS EM TB"

Com o objetivo de avaliar a proficiência do teste de sensibilidade aos fármacos utilizados no tratamento da tuberculose realizado pelos Laboratórios Centrais de Saúde Pública, em 2010, a equipe formada por biólogos do Laboratório de Referência Nacional em Bacteriologia Tuberculose, do Centro de Referência Prof. Hélio Fraga, realizaram um estudo revelando a confiabilidade dos exames. Entre os resultados, a pesquisa revelou que o teste de sensibilidade é  recomendado em casos de retratamento, em pacientes HIV e no 2º mês de tratamento em caso de baciloscopia positiva.

"SEMINÁRIO DEBATE QUESTÕES DOS DSS"

"SEMINÁRIO DEBATE QUESTÕES DOS DSS"

"TODOS PELA EQUIDADE"

Com o objetivo de debater os temas que serão abordados na Conferência Mundial de Determinantes Sociais da Saúde, a ser realizada de 19 a 21 de outubro, no Brasil, o Centro de Estudos, Políticas e Informação sobre Determinantes Sociais da Saúde (Cepi-DSS/ENSP), coordenado por Alberto Pellegrini, promove o Seminário Preparatório para a CMDSS 2011, no dia 5 de agosto, no auditório térreo da ENSP, e lança o Portal da CMDSS, com a finalidade de ampliar as discussões sobre os Determinantes Sociais da Saúde, de forma a impactarem diretamente nas políticas públicas do Brasil.

sábado, 16 de julho de 2011

"FIQUE DE OLHO NESSA INFORMAÇÃO!"

"FIQUE DE OLHO NESSA INFORMAÇÃO!"

A 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social (1ª Consocial) tem o objetivo principal de promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático que garanta o uso correto e eficiente do dinheiro público.
SAIBA MAIS ...


"VOANDO POR MANGUINHOS"

"VOANDO POR MANGUINHOS"


             A Fundação Oswaldo Cruz, uma instituição científica de vanguarda para a saúde brasileira, reserva muitas surpresas. Com 800 mil metros quadrados, o campus Manguinhos, localizado na zona norte do Rio de Janeiro, é uma das únicas áreas florestadas ao longo da Avenida Brasil, via responsável pelo maior fluxo viário da cidade. Para apresentar uma parte da rica diversidade biológica encontrada no local, o livro Voo pela Fiocruz - Guia de Aves do Campus traz detalhes de 43 espécies que circulam pela Fiocruz. A publicação, que é um guia, foi desenvolvida pelo Museu da Vida da  Fiocruz e escrita pelo pesquisador da ENSP Salvatore Siciliano e seu ex-aluno do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) Davi Castro.

"MENSAGEM DO DIA"

"MENSAGEM DO DIA"

O IMPORTANTE NÃO É O OBSTÁCULO
QUE NOS DERRUBOU.
O IMPORTANTE É A FORÇA
QUE NOS FEZ LEVANTAR E MUDAR
A HISTÓRIA DE NOSSAS VIDAS!

sexta-feira, 15 de julho de 2011

"FELIZ ANIVERSÁRIO CMS PADRE MIGUEL"

"FELIZ ANIVERSÁRIO CMS PADRE MIGUEL"

O CMS PADRE MIGUEL COMPLETA HOJE 30 ANOS DE EXISTÊNCIA, POIS FOI INAUGURADO EM 15 DE JULHO DE 1981.

PARABÉNS A TODOS QUE CONTRIBUÍRAM E CONTRIBUEM COM ESSE TRABALHO DE  ACOLHER COM CARINHO E EFICIÊNCIA A COMUNIDADE DE PADRE MIGUEL!

quinta-feira, 14 de julho de 2011

"III CAMINHADA CONTRA DENGUE - PARABÉNS AOS VOLUNTÁRIOS E FUNCIONÁRIOS"

"III CAMINHADA CONTRA DENGUE - PARABÉNS AOS VOLUNTÁRIOS E FUNCIONÁRIOS"

 SAÍDA DO CMS PADRE MIGUEL



CONTAMOS COM MAIS DE 150 VOLUNTÁRIOS E 70 FUNCIONÁRIOS

 NOSSAS PARCEIRAS/VOLUNTÁRIAS DA "MELHOR IDADE"
 "DENTRO DA VILA VINTÉM"
 "ENCONTRAMOS 06 (SEIS) FOCOS E FORAM DESTRUIDOS 02 (DOIS)"
 "FUNCIONÁRIOS, AVSs, ACSs TODOS UNIDOS EM PROL DO BEM COMUM"
 "MAIS FOCOS"


"CAIXA D'ÁGUA SEM PROTEÇÃO"

"NOSSA MAIS NOVA LOCUTORA LÚCIA - GERENTE ADMINISTRATIVA USF"



"NA ESCOLA MUNICIPAL THOMAS JEFFERSON O AGENTE DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DAVI E A ASSISTENTE SOCIAL LÚCIA DO CMS PADRE MIGUEL ORIENTANDO OS ALUNOS" 
"AVS DAVI COM A PROFESSORA"

"A ENFERMEIRA RITA NA ESCOLA MUNICIPAL EUSÉBIO DE QUEIROZ PASSANDO AS INFORMAÇÕES DO COMBATE A DENGUE"






"PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS"

"PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS E ENVOLVIMENTO DOS PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS DAS ESCOLAS FORAM FUNDAMENTAIS"




Infográfico

3 Grupos de Saúde
em nossa unidade.
260,489 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
9,510 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Saúde nas Escolas
Integração com as escolas e creches locais.
Protagonismo Juvenil
Grupo de adolescentes que apóiam as ações de promoção da saúde existentes na unidade.
Integração
Saúde da Família e Vigilância em Saúde.
Integração
Ensino-Serviço-Comunidade
Academia Carioca
Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Santo Evaldo, S/N - Padre Miguel

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3335-0532 | (21) 3335-0535