terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

"DIVERSAS CATEGORIAS DE ATORES DO CMS PADRE MIGUEL PARTICIPARAM DO COLEGIADO DE DIRETORES DA CAP 5.1 NA APRESENTAÇÃO DO TESTE RÁPIDO PARA TUBERCULOSE!"

Em, 15/02/12.

A Reunião do Colegiado de Diretores da CAP 5.1, ontem, dia 14 de fevereiro, trouxe mais uma novidade através do Dr Jorge Pio da Gerência de Tuberculose da SMSDC para ser apresentada aos nossos funcionários e colaboradores.
O TESTE RÁPIDO PARA DIAGNÓSTICO DE TUBERCULOSE, aprovado pela Organização Mundial de Saúde, será implantado provavelmente no laboratório da Policlínica Manoel Guilherme da Silveira Filho e não alterará a rotina dos atendimentos, mas irá diagnosticar com 98% de precisão o Bacilo Pulmonar da Tuberculose em 2 horas.
Com certeza, mais um avanço no Controle dessa doença que cresce vertiginosamente no Município do Rio de Janeiro.      
Tecido do pulmão infectado com tuberculose
Tecido de pulmão infectado com tuberculose (Duncan Smith / Think Stock)

Os exames tradicionais demoram até três meses para apresentar alguma conclusão - tempo que agora foi reduzido para pouco menos de duas horas.

Em 18 meses de avaliação, o teste NAT (de amplificação de ácido nucléico) mostrou eficiência para diagnosticar tanto a tuberculose inicial quanto aquela resistente a multidrogas (MDR-TB) e a agravada pelo vírus HIV, da aids – as duas últimas, mais difíceis de diagnosticar. O exame é inteiramente automatizado e usa técnicas avançadas de exame por DNA.

A OMS estipula que a novidade permitirá triplicar o número de diagnósticos de pacientes com tuberculose resistente a medicamentos e duplicar os casos da doença associada ao HIV.
"Este novo teste constitui um marco importante para o diagnóstico da tuberculose. Ele também representa uma nova esperança para os milhões de pessoas que estão em maior risco dessa e de outras doenças resistentes a medicamentos" disse Mario Raviglione, diretor do Departamento de contenção da tuberculose da OMS. Só no ano passado, a tuberculose matou 1,7 milhões de pessoas e infectou outras 9,4 milhões.

0 comentários:

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Santo Evaldo, S/N - Padre Miguel

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3335-0532 | (21) 3335-0535