quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

"GESTORA DO CMS PADRE MIGUEL PARTICIPA DO IV ENCONTRO DA ORGANIZAÇÃO SOCIAL IABAS E GERENTES DAS CLÍNICAS DE SAÚDE DA FAMÍLIA

Rio, 16/02/12.

Na última terça-feira, Dia 14/02, a Gestora do CMS PADRE MIGUEL / ESF VILA VINTÉM, Drª Neise Villar, participou do IV Encontro promovido pela IABAS e os Gerentes das Clínicas de Saúde da Família das CAPs 5.1 e 5.2.

O que é IABAS?

O Instituto de Atenção Básica e Avançada em Saúde - IABAS é uma Organização Social de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa e financeira, que tem por objetivo fornecer apoio técnico-operacional ao desenvolvimento de projetos na área de saúde.

O IABAS possui as credenciais necessárias junto ao poder público na área da saúde, que o habilita a atuar na administração de projetos, na prestação de serviços, celebrados por intermédio de convênios e contratos, com instituições nacionais e estrangeiras.

Foram definidos como princípios básicos a serem observados em todas as suas contratações e aquisições de bens e serviços, os mesmos previstos no art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal do Brasil: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e principalmente, a eficiência.

Mantém diversas parcerias em todas as suas áreas de atuação. E possui um quadro de profissionais de distintos níveis de formação, nas áreas de análise e gerência de projetos, assessoramento jurídico, recursos humanos, suprimentos, finanças, contabilidade, informática, serviços gerais, almoxarifado e arquivo.

O Instituto de Atenção Básica e Avançada em Saúde- IABAS desenvolve parcerias com a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil e de Educação do Rio de Janeiro para gestão dos serviços das Clínicas de Saúde da Família com saúde bucal; das Unidades de Pronto Atendimento – UPA; do Programa de Atenção Domiciliar ao Idoso-PADI e do Programa Saúde nas Escolas.
Esta parceria do IABAS com a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil iniciada em de 2009 tornou possível o atendimento em saúde e educação a mais de dois milhões de cariocas. 

Programa Clínicas de Saúde da Família

Em 2010, o Instituto deu início a gestão da atenção básica no município do Rio de Janeiro através das Clínicas de Saúde da Família com saúde bucal das regiões de Realengo, Bangu, Campo Grande, Guaratiba, Barra e Jacarepaguá. Equipes multiprofissionais formadas por médicos, enfermeiros, dentistas, assistentes sociais, todos com formação em políticas públicas e/ou saúde da família, atendem a mais de dois milhões de moradores. 

Programa Saúde nas Escolas

 

Com o objetivo de acelerar a melhoria da qualidade dos cuidados de saúde, dentro dos preceitos universais do Sistema Único de Saúde, o IABAS junto a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil e Secretaria Municipal de Educação operacionalizará o Programa Saúde nas Escolas, equipando 151 Escolas do Amanhã e 09 Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDI) com salas de saúde para primeiros atendimentos a 109 mil alunos das Escolas do Amanhã localizadas em 73 comunidades do Rio de Janeiro. Esta ação pretende fortalecer as ações e atividades de promoção da saúde, sendo um elo de interlocução com as escolas e creches da Rede Municipal de Ensino e a estratégia saúde na família, desenvolvendo atividades que garantam o acesso da comunidade escolar aos serviços de saúde.
A satisfação dos habitantes com o atendimento especial dado pelas equipes de saúde, somado a eficiência no gerenciamento das atividades e serviços e a capacidade técnico-assistencial permitiram ao IABAS a efetiva articulação entre os níveis assistenciais da atenção básica e da emergência, assegurando atendimento nas unidades de saúde aos moradores do Rio de Janeiro, bem como atenção especial aos idosos em suas residências e aos alunos nas escolas.

0 comentários:

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Santo Evaldo, S/N - Padre Miguel

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3335-0532 | (21) 3335-0535