terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

"PREFEITURA DO RJ APRESENTA NOVO ÍNDICE DE INFESTAÇÃO DA DENGUE"

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) realizou, no período de 02 a 07 de janeiro, o primeiro índice de infestação do mosquito transmissor da dengue (LIRAa – Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti) deste ano, que aponta a média de 2,3% de presença de focos em toda a cidade.
Este foi o menor índice de infestação predial registrado pelo LIRAa, comparando levantamentos realizados nos mesmos períodos em anos anteriores (janeiro). A última taxa registrada na cidade foi de 2,0%, em outubro. O resultado deste mês indica que a cada 1.000 imóveis vistoriados pelos agentes de saúde, em 23 foram encontrados focos do mosquito transmissor da dengue.
A região que apresentou o maior índice de infestação da cidade foi a área da Penha, Ilha do Governador, Ramos e adjacências, que corresponde a Área de Planejamento (AP) 3.1, com 3,2.
As APs 5.3 (Santa Cruz, Paciência e Sepetiba) e 5.1 (Realengo, Bangu e adjacências) registraram os menores índices de infestação, com 1,1% e 1,5%, respectivamente, ficando próximo ao índice recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 1%.
Locais como vasos / frascos com água, pratos, garrafas, recipientes de degelo, bebedouros em geral, fontes ornamentais, materiais em depósitos de construção e objetos religiosos são os principais objetos onde são encontrados focos do mosquito, com 26,4% das ocorrências.
A metodologia do LIRAa divide os municípios em grupos de 9 mil a 12 mil imóveis com características semelhantes. Em cada grupo, também chamado estrato, são pesquisados 450 imóveis. Pela primeira vez, todos os estratos da cidade foram vistoriados de forma integral pelos agentes para a elaboração do LIRAa.

0 comentários:

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Santo Evaldo, S/N - Padre Miguel

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3335-0532 | (21) 3335-0535